Ontem, 28/07/2020, vândalos atearam fogo em área próxima área de proteção ambiental denominada APPU Fonte do SHANGRILAH, espaço que sofre ação de revitalização sob responsabilidade da AMBSP.
No período do outono e inverno, quando da escassez das chuvas deparamos com crescentes atitudes delituosas de incêndios em terrenos baldios no nosso bairro, quer seja por proprietários ou desconhecidos que ignoram a lei ambiental. Há de considerar o aumento de moradias no ambiente e esses atos causam riscos à saúde, integridade física e ao patrimônio dos moradores. portanto geradores de inseguranças. A fumaça e fuligem invadem as residências e gerando dificuldades aos moradores, sobretudo por conta dos transtornos respiratórios que pode provocar, sem mencionar a invasão de animais, víboras e insetos em fuga. A gestão municipal tem dispositivos legais como Código Municipal de Postura que dita normas para boa manutenção de logradouros e terrenos baldios que pode ser usado para coibir esses atos. Recorremos, também, a Lei Federal Nº 9.605, de fevereiro de 1998 que dispõem em seu artigo 54 “Causar poluição
de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa”, cuja aplicação é extensível às áreas urbanas das cidades.
Leave a Reply